Nove mortes confirmadas causadas pela dengue este ano no município de Uberaba

Getty Images
A Secretaria Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, nesta terça-feira (26), que existe uma epidemia de dengue no estado. Conforme boletim divulgado pela SES-MG, em 2013, até o dia 22 de março, foram registradas 28 mortes em decorrência da doença e 123.694 notificações. Mais de 33 mil pessoas tiveram casos de dengue clássico confirmados. De acordo com a SES-MG, Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro, registrou nove mortes por dengue este ano.



Segundo a secretaria, mais de 80% dos focos de larvas dos mosquitos estão dentro das casas, principalmente nos pratinhos de plantas. Diversas medidas tentam diminuir essa constatação, já que o de maior infestação, em função do ciclo de chuvas, pode ainda nem ter chegado.

Para evitar que o mosquito se prolifere ainda mais nos próximos dias, o governo vai experimentar o uso massivo da água sanitária. “Estamos comprando de 1,5 a 2 milhões de litros, fazendo esforço junto ao mercado. A ideia também, é que na segunda semana de abril já faça esse uso em larga escala da água sanitária enquanto larvicida” explica o secretário de saúde Antônio Jorge de Souza.

Belo Horizonte

Na capital mineira foram instalados nesta terça-feira (26) contêineres, nas regiões mais atingidas pela dengue, para atender os pacientes com suspeita da doença. Belo Horizonte está com 4.215 casos confirmados de dengue.

Em uma semana foram confirmados 1.785 novos casos da doença. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, desde o início do ano, o movimento nas Unidades de Pronto-Atendimento (Upas) e Centros de Saúde aumentou 35% por causa da dengue.

Comentários