Estudantes de Estrela do Sul plantam mais de mil mudas às margens do Rio Bagagem


Foto: Reprodução/TV Integração
Alunos do ensino médio da Escola Estadual Robert Kennedy, em Estrela do Sul, no Triângulo Mineiro, plantaram 1200 mudas de árvores nativas às margens do Rio Bagagem. A ação foi concluída nesta quarta-feira (24), e faz parte de um projeto que tem apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fepamig) e outros órgãos. A meta é plantar 7200 mudas até 2014.


“É um projeto que envolve as esferas federal, estadual e municipal, e que queremos fazer com que os estudantes tenham consciência. Não queremos apenas a parte teórica, dentro da sala de aula. Tem que ir para o campo”, disse o professor Winston Kleiber de Almeida Bacelar.

A cidade é conhecida pela extração de diamantes, operação feita por garimpeiros há mais de 200 anos na região. Por ser uma área degradada pelo garimpo, não existe mata ciliar, que protege a margem do rio. A natureza conseguiria voltar ao estado original ao longo dos anos, mas com a ajuda da comunidade o trabalho é mais fácil. “Estamos dando uma nova vida para a cidade e incentivando nós agora, como no futuro”, disse a estudante Larissa Lara Rocha.

Os cerca de 530 alunos aprenderam conceitos relacionados à preservação do meio ambiente. Com os jovens em contato direto com o plantio das mudas, o conteúdo teórico é assimilado mais rápido. “Nossa cidade está bastante desmatada por conta do garimpo e reconstruindo o meio ambiente as plantas terão mais vida”, contou a estudante Bianca Guimarães Rosa. Matheus Oliveira Souza também participou da ação.  “Cada morador dessa cidade tem que fazer a sua parte para melhorar a vida da vegetação e da cidade”, enfatizou o aluno.

Fonte: G1.

Comentários