Gaviões ameaçados de extinção nascem dentro de colégio em Santos - SP

Foto: Andreth Oliveira/Arquivo Pessoal
Um casal de gaviões que adotou como moradia a árvore dentro de uma escola em Santos, no litoral de São Paulo, teve a terceira ninhada de filhotes em menos de 365 dias. Segundo o biólogo Andreth Oliveira, o fato é incomum para a espécie gavião-asa-de-telha que procria, geralmente, uma vez ao ano.

Os últimos filhotes do casal nasceram no dia 4. As aves, que de acordo com o biólogo estão ameaçadas de extinção, tiveram a primeira ninhada no começo do ano passado. No meio do ano foi registrada a chegada de mais dois novos pássaros. Na terceira ninhada, ocorrida no último dia 4, nasceram outros dois e ainda há um ovo no ninho sendo chocado pela fêmea. Andreth, que também é professor da disciplina de Ciências da escola, diz que esse fato é incomum para a espécie.

Gavião em cima do telhado de uma escola de Santos
Foto: Andreth Oliveira/Arquivo Pessoal

Há cerca de três anos, o casal de gaviões adotou uma árvore que fica dentro da escola como moradia, no bairro Ponta da Praia. A ave, considerada arisca, não se incomoda com a movimentação e o barulho proveniente das atividades escolares. De acordo com o biólogo, o gavião-asa-de-telha tem a sua população reprodutivamente ativa apenas nas cidades de Santos e Cubatão.

O casal virou tema de um projeto sobre educação ambiental da escola. Professores das disciplinas de Português, Ciências, Arte e Laboratório e Educação Fundamental realizam atividades relacionadas as aves. Segundo Andreth, os filhotes de gaviões depois que crescem voam para outros locais, mas o casal permanece na árvore da escola.

Fonte: G1.

Comentários