Simulado prepara Norte de Minas para combate a incêndios florestais

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realiza, nesta quarta-feira (3), um Simulado Operacional de Combate a Incêndios Florestais nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Cochá e Gibão e Rio Pandeiros. As unidades de conservação estão localizadas no Norte do Estado, nos municípios de Januária e Bonito de Minas.

O treinamento é coordenado pelo Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e é o segundo realizado em 2013. O trabalho reproduz todas as condições do combate ao fogo, desde a emissão dos primeiros alertas até a confirmação do incêndio florestal de grande porte com a participação da Força-Tarefa Previncêndio.

Juntas, as duas unidades de conservação somam quase 680 mil hectares e são administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Abrigam importantes remanescentes dos biomas Cerrado e Caatinga e protegem, dentre outros cursos d´água, toda a bacia hidrográfica do rio Pandeiros. ORefúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, área de 6,1 mil hectares localizada na região, foi criado para proteger o pântano de mesmo nome, único em Minas Gerais que é responsável por 70% da reprodução e do desenvolvimento da ictiofauna do médio rio São Francisco.

Os incêndios florestais são uma ameaça à biodiversidade da região e responsáveis pelo assoreamento crescente dos cursos d´água. Em 2012, somente na APA Cochá e Gibão, foram registrados 29 incêndios florestais que atingiram 27 mil hectares no interior da unidade. Já na APA Rio Pandeiros, 17,5 mil hectares foram atingidos em 57 ocorrências.

O Simulado Operacional de Combate a Incêndios Florestais envolverá representantes de todas as instituições envolvidas na Força-Tarefa Previncêndio e todos os equipamentos empregados no combate ao fogo, incluindo aeronaves. A realização dos simulados em Minas Gerais teve início em 2012 e a atividade foi incorporada ao trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado. Até julho, serão realizados mais seis treinamentos desse tipo.

Comentários