Óleo vaza de reservatório e polui Lago Norte do Barreiro em Araxá

Limpeza é realizada no Lago Norte em Araxá
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Os impactos ambientais do vazamento de óleo que atingiu o Lago Norte, no Parque do Barreiro, no último domingo, estão em avaliação nesta terça-feira (12). O representante do Núcleo de Emergência Ambiental (Nea), Romildo Valente, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está na cidade analisando a situação. Nesta manhã os trabalhos de contenção e limpeza foram acompanhados por ele.

A partir de análises técnicas serão levantados os impactos ao meio ambiente. Romildo estima que a quantidade de óleo derramado passe de 500 litros. O material, que já foi retirado do lago, está sendo estocado para destinação correta. “Foi uma contaminação pequena. Graças aos aguapés que tinham na represa muita coisa ficou presa na raiz. Não tivemos nenhuma notícia de mortandade de peixes. Não passou para o rio e depois que já tiver feito todo trabalho vamos fazer o monitoramento na parte de hidrocarboneto e óleos hidráticos para ver se está contaminado”, afirmou.
Os trabalhos de retirada do óleo devem ser concluídos até o fim da semana. Ainda de acordo com o fiscal da Semad, o hotel deve ser multado já que houve dano ambiental. O valor da cobrança só deve ser definido depois que a limpeza do lago for concluída e após a avaliação dos agravantes e atenuantes ligados ao acidente.

Fonte: G1

Comentários