Parques estaduais reservam opções de ecoturismo aos visitantes

Vista da área de preservação do Itacolomi,
 parque oficial da Copa do Mundo 2014
Os parques estaduais são uma alternativa para aqueles que procuram uma opção de lazer durante as férias escolares e o verão. Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a expectativa é de que o número de visitantes cresça neste ano nas áreas de preservação abertas ao público. As equipes do IEF que trabalham nesses locais já estão prontas para atender aos turistas.
Um dos parques estaduais mais procurados pelos visitantes é o do Ibitipoca, classificado como o 3º melhor da América Latina e o 2° melhor do Brasil pelo traveller´s Choices 2013, do site de viagens TripAdvisior. O parque está localizado na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca.

Parque oficial da Copa do Mundo

A unidade de preservação do Itacololomi, nas cidades de Ouro Preto e Mariana, região Central de Minas, foi escolhida como o parque oficial da Copa do Mundo de 2014. O parque possui uma área de 7.543 hectares de matas, onde predominam quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas de emas.
Dentre os atrativos do local estão trilhas, nascentes, lagoas, picos e expedições. Além disso, os turistas podem conhecer algumas atrações histórico-culturais, como o Centro de Visitantes Interativo, o Museu do Chá e a Casa Bandeirista, tido por especialistas como o primeiro prédio público do Estado.
Além do Ibitipoca e Itacolomi, Minas Gerais possui mais seis unidades estaduais de preservação abertas ao público: Parque Estadual de Nova Baden (Lambari), Parque Estadual do Rio Doce (Marliéria, Dionísio e Timóteo), Parque Estadual do Rio Preto (São Gonçalo do Rio Preto), Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino), Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho) e Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa).


Comentários