Curso sobre Plantas Medicinais no Parque Estadual do Pau Furado

Aula de campo durante o curso.
Na semana do dia 05 a 09 de Abril aconteceu no Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) o curso sobre Plantas Medicinais oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e ministrado pelo professor Ms. André Furtado. Os cursos oferecidos pelo SENAR tem a missão de prover o desenvolviemento sustentável do país e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, através da Educação Profissional e Promoção Social (PS).    

 No decorrer do curso foi abordado assuntos como:

- Princípios Ativos;
- Cuidados no preparo e utilização das plantas medicinais: higienização, dosagem, forma de preparo, armazenagem, contra-indicação e efeitos-colaterais;
- Características dos solos;
- Métodos de plantio: semeadura e estacas;
- Controle de praga;
- Compostagem.

   O curso foi conduzido através de fundamentação teórica e prática. As aulas teóricas ocorreram no auditório do PEPF, e as práticas consistiram em caminhadas no entorno do parque para identificação das plantas medicinais, plantio de algumas espécies por estaca e semeadura, montagem de uma composteira e preparo da calda sulfocáustica e da calda bordalesa. 

Além disso, os participantes do curso levaram alguns exemplares de plantas medicinais para que fossem identificadas e caracterizados seus efeitos e importância. Isto mostra a relevância da integração entre a comunidade e o parque para a troca de conhecimentos e experiências.

Prof.º Ms André Furtado e participantes do curso "Plantas Medicinais". 




Comentários

Postar um comentário