Despejo irregular de lixo é feito em área rural de Monte Alegre de Minas

(Foto: Reprodução/TV Integração)
A Prefeitura de Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, recebeu nesta semana uma denúncia de que os moradores da zona rural estão transformando uma área da estrada, a 25 quilômetros da cidade, em depósito de lixo. A reportagem da TV Integração foi até o local e constatou o mau cheiro e a quantidade de insetos no lixo.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública da cidade, Wonle Flores Fernandes, há suspeitas de que no local haja resíduos de agrotóxicos provenientes das lavouras e, por isso, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi acionado.

O lixo deve ser retirado ainda nesta semana e a forma dessa remoção seguirá as orientações do IMA, já que junto ao lixo doméstico podem existir resíduos de agrotóxicos usados nas lavouras das fazendas da região. “Acredito que terá que ser feita ser feita manualmente essa coleta porque o lixo está em uma vala. Precisamos conscientizar a população a fazer o descarte correto do lixo que ela produz”, considerou Wonle.  
O diretor do Departamento de Limpeza disse, ainda, que a Prefeitura não realiza coleta de lixo na zona rural, mas os moradores são alertados a dar destino correto ao lixo, no “barracão” de limpeza do Município.
Técnicos do IMA foram ao local, mas informaram que não foi possível diagnosticar se existem embalagens de agrotóxicos porque o lugar é de difícil acesso. Eles recomendaram a retirada do lixo com utilização de equipamento de proteção individual completo pelo risco de contaminação.

Uma equipe da Polícia de Meio Ambiente irá até o local nesta quarta-feira (9) para avaliar a área. Segundo informações da polícia ambiental, jogar lixo a céu aberto é ato gravíssimo e cabe multa inicial de R$ 2.500 ao autor.

Fonte: G1.

Comentários