1° Prêmio Iniciativas de Desenvolvimento e Conservação Florestal

Foto: IEF

Em comemoração ao dia do Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas - IEF, em parceria com o Projeto de Proteção da Mata Atlântica – PROMATA II e Prefeitura Municipal de Itabirito, realizou, no dia 4 de junho no município de Itabirito dois importantes eventos: Seminário sobre Fomento Florestal e o I Prêmio Iniciativas de Desenvolvimento e Conservação Florestal

O Seminário sobre Fomento Florestal teve programação voltada para os servidores do IEF e buscou discutir os desafios e possibilidades do Fomento Florestal desenvolvido pelo Instituto frente aos novos tempos. Neste evento, os participantes tiveram oportunidade de conhecer e debater sobre: Diagnóstico de Silvicultura Sustentável,  Sistemas Agroflorestais e Produtos não Madeireiros; Produção de Sementes e Mudas de Macaúba e; Produção e Plantio do Palmito Real. Apresentando cada um destes assuntos estiveram presentes representantes das empresas Biosfera e Acrotech. O Seminário contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas. 

Ainda no mesmo dia, também em Itabirito, aconteceu o I Premio Iniciativas de Desenvolvimento e Conservação Florestal. O objetivo do evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Itabirito e pelo Instituto Estadual de Florestas, foi homenagear as prefeituras e as empresas que mais contribuíram para recuperação e/ou conservação da Biodiversidade no Estado.

Em sua primeira edição, o Prêmio Iniciativas de Desenvolvimento e Conservação Florestal premiou treze Prefeituras, uma por cada unidade regional do IEF, sendo elas:

Prefeitura Municipal de Águas Formosas
Prefeitura Municipal de Prefeitura de Jeceaba
Prefeitura Municipal de Mar de Espanha
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
Prefeitura Municipal de Presidente Olegário
Prefeitura Municipal de Marliéria
Prefeitura Municipal de Uberlândia (Projeto Buriti do DMAE)
Prefeitura Municipal de São João das Missões
Prefeitura Municipal de Bonfinópolis
Prefeitura Municipal de Itamonte
Prefeitura Municipal de Serranópolis de Minas
Prefeitura Municipal de Oliveira
Prefeitura Municipal de Gouveia

Na categoria Empresas foram agraciadas aquelas que  obtiveram maiores pontuações em 3 modalidades:

a) Fomento Florestal  de espécies exóticas - empresas que mais investiram em fomento, tanto em área quanto em número de produtores beneficiados. Nesta modalidade foram premiadas:
- CENIBRA com a maior área fomentada no Estado
- GERDAU com o maior número de produtores fomentados

b) Regularidade Florestal – empresas que conquistaram a regularidade florestal relacionada à Reposição Florestal, Plano de Auto Suprimento, Comprovação Anual de Suprimento e Taxa Florestal. Nesta modalidade foi premiada:
- SIDERURGICA GAFANHOTO considerada grande consumidora de carvão vegetal  que conquistou regularidade florestal

c) Fomento de Espécies Nativa – empresas que investiram em pesquisa e/ou extensão florestal de espécies nativas. Seus trabalhos contribuem para a disseminação da cultura florestal no Estado. Na categoria, duas empresas foram contempladas:

- AGRONELLI - O destaque da empresa Agronelli se deve as suas ações no segmento do agronegócio, mas também na responsabilidade socioambiental, razão pela qual fundou em 2000 o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social - IADES.

- ACROTECH - A Acrotech desenvolve diversas linhas de pesquisa para o aprimoramento de técnicas e processos de base da cadeia produtiva da Macaúba, estrutura projetos de plantio comercial da espécie e fornece toda a assistência técnica necessária para a manutenção sustentável do cultivo.

Para o IEF tais investimentos significam o aumento da cobertura vegetal do Estado, a conservação de recursos naturais bem como a oportunidade de promover a diversificação econômica de Minas Gerais com alternativas sustentáveis que geram renda e melhorem a qualidade de vida do produtor rural.

O I Prêmio Iniciativas de Desenvolvimento e Conservação Florestal contou com a presença de aproximadamente 300 convidados, dentre eles o Secretário-Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Vieira Junior, o Diretor Geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Junior, o Prefeito e Secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Alex Salvador e Antonio Marcos Generoso, o coordenador da SIF, professor Ismael E. Pires; TNC Rubens Benini.

Além da premiação das prefeituras e empresas aconteceu, ainda durante o evento, o lançamento dos livros pelo IEF e TNC: O Tal do Fomento Florestal - Memórias da DDCF e Lições Aprendidas - Plant a Billion Trees (PBT). Na ocasião a Prefeitura de Itabirito lançou o Selo Verde.

Esta foi a primeira edição do Prêmio, cujo principal objetivo foi estimular, por meio do reconhecimento de ações, as práticas sócio-ambientais no Estado. Esperamos, nas próximas edições, destacar uma empresa, por sua prática ambiental e social positiva em cada unidade regional, assim como foi realizado com as prefeituras.


Foto: IEF

Da esquerda para direita:
Antônio Marcos Generoso - Secretário de Meio Ambiente de Itabirito
Danilo Vieira Junior - Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Leocádio Alves Pereira - DMAE/Uberlândia
Bertholdino Apolônio Teixeira Junior - Diretor Geral do IEF
Edylene Marota Guimarães - Chefe do Escritório Regional Triângulo/IEF
Foto: IEF

Fonte: Equipe IEF


Comentários