Você conhece a Estação Ecológica de Corumbá (EECO)?

Formação cárstica
Foto: Equipe EECO
A Estação Ecológica de Corumbá é uma unidade de conservação de proteção integral situada no Centro-Oeste de MG, região do Alto São Francisco, na porção sul da Província Cárstica de Bambuí, em uma área de 304,36 hectares. Pertencente ao bioma Mata Atlântica, sua vegetação é classificada como Floresta Estacional Decidual, Semidecidual e Cerrado. 


Seu principal objetivo é a preservação de parcela representativa dos ambientes naturais da região cárstica de Arcos, caracterizada, principalmente, pelos afloramentos rochosos que compõem a sua paisagem natural e seus acervos espeleológico e arqueológico.

A UC abriga vários e importantes exemplares da fauna, tais como o lobo-guará, a jaguatirica, o tamanduá-bandeira, o macaco-prego, entre outros. Quanto à vegetação, possui uma grande diversidade de espécies nativas ocorrentes na região.

Gruta da Violeta
Foto: EECO
Na EECO encontra-se a Gruta da Violeta, a Grutinha do Museu, o Viveiro Florestal e o Centro de Referência de Recuperação de Área Degradadas do Alto São Francisco. Mediante autorização do IEF, emitida pela Gerência da Unidade, é possível a realizar visitas de cunho educacional bem como efetuar trabalhos de pesquisa na EECO.

Comentários