Como fazer uma denúncia ambiental?

Como cidadão, temos o dever de denunciar às autoridades competentes qualquer forma de agressão aos animais e ao meio ambiente que presenciarmos no nosso dia a dia. Exemplos de agressão seriam maus tratos aos animais, tráfico de animais silvestres, corte de árvores indiscriminado, queimadas, pesca ilegal, poluição e contaminação de nascentes, lagos, córregos e rios, acúmulo e despejo de lixo em áreas inapropriadas e outras ações que possam colocar em risco a saúde dos animais, do meio ambiente e do homem.


A Polícia Militar Ambiental e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) disponibilizam ferramentas para que uma denúncia de crime ambiental seja feita de maneira muito segura e sigilosa.

A Polícia Militar Ambiental de Minas gerais possuiu um canal de Denúncia Anônima Unificado, discando o número 181. O IBAMA criou a Linha Verde, cujo número é 0800 61 8080. O Horário de funcionamento da linha verde é de segunda a sexta, das 8:00 às 18:00 horas. Caso você queira fazer uma denúncia online, ou gostaria de relatar uma notícia ou vídeo encontrado na internet, você pode mandar o link no email linhaverde.sede@ibama.gov.br

O informante não necessita se identificar, todos os canais são de denúncia anônima, e ao final, um número de protocolo é gerado, sendo possível acompanhar o andamento do caso relatado. 

Utilizando estas ferramentas disponibilizadas pelos órgãos ambientais, podemos contribuir muito com a conservação do nosso meio ambiente, e ter nossa consciência tranquila que fizemos a nossa parte para defender a fauna, a flora e os recursos hídricos da nossa região. 

Texto por: Juliana Macedo Magnino Silva, Analista Ambiental da Coordenadoria de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade - IEF