Em Teófilo Otoni dia mundial da água é comemorado com manifestação social

Passeata em Teófilo Otoni
Foto: Acervo IEF
Em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo (22), o Escritório Regional Nordeste do IEF convidou a população de Teófilo Otoni e região para uma passeata no dia 26/03 em prol do Rio Todos os Santos e das causas que poderão contribuir para a melhora da qualidade e da quantidade da água e para a proteção da biodiversidade regional.


A concentração iniciou-se na Praça Central com manifestações culturais e artísticas, da Polícia Militar e das Escolas Estaduais.  Posteriormente iniciou-se a passeata junto aos estudantes, parceiros e lideranças locais em um contingente de mais de 1.000 pessoas, com faixas e cartazes, para abraçar o rio.

Foto: Acervo IEF

O resultado disso foi uma carta de intenções onde apresentamos as principais demandas pelas Águas, florestas e biodiversidade do Vale do Mucuri, que será entregue pela Presidente do Comitê da Bacia do Mucuri ao Governador e às demais autoridades do poder público regional.

Foto: Acervo IEF

No documento são solicitadas, entre outras coisas, o fortalecimento do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Mucuri, investimento na gestão da Área de Proteção Ambiental do Alto Mucuri e o Plano de Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Mucuri.

De acordo com a chefe do Regional Nordeste, Janaína Mendonça Pereira, a comemoração pelo dia da água acabou se transformando em um grande evento de mobilização social. “A ideia nasceu no IEF e o objetivo inicial era focarmos nos recursos hídricos e florestas, mas o nosso movimento chamou a atenção de um grande programa, chamado Teófilo Otoni Sustentável”, explica Janaína.

O programa citado pela chefe do Regional é formado por uma rede de atores sociais que trabalham em ações e projetos para tornar a cidade mais sustentável. “Com a adesão desse programa o evento cresceu. Ao final da passeata apresentaremos uma carta de reivindicações que será protocolada junto aos órgãos competentes para que fortaleçam a gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio Mucuri, da qual o rio Todos os Santos faz parte, e região. Vamos juntos promover soluções sustentáveis para que todas as gerações possam usufruir dos recursos naturais”, ressalta Janaína.


Fonte: ASCOM/IEF


Comentários