O 4º Aniversário do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata é comemorado simultaneamente com o dia mundial da água.

Entrega de mudas de espécies nativas
para o público participante.
A equipe do Refúgio de Vida Silvestre dos  Rios Tijuco e da Prata juntamente com parceiros, comemoraram o DIA MUNDIAL DA ÁGUA e o 4º ANIVERSÁRIO DO REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE DOS RIOS TIJUCO E DA PRATA com a realização de  dois ciclos de  palestras e distribuição de mudas, atraindo estudantes, produtores rurais e líderes das comunidades.

Saiba como foi!


Veja todas as fotos do evento neste link.

O 1º Ciclo de palestras ocorreu na Escola Municipal Alves Vilela, em 18/03 sendo ministradas duas palestras para um público de aproximadamente oitenta pessoas, entre alunos de professores. A primeira palestra ministrada teve como tema o “Dia Mundial da Água”, cujo enfoque foi a crise hídrica e o papel de cada cidadão para a reversão deste problema. A segunda, foi sobre “Unidades de Conservação”, com a apresentação do  Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata, sendo abordado a data de seu 4º aniversário que é comemorado no dia vinte e dois de março, dia da água, objetivos de criação, importância sócio-ambiental, principais conflitos e belezas cênicas.


A gerente da UC,  Celi Aparecida da Silva Machado
ministra a palestra para os alunos.


O 2º Ciclo de palestras foi realizado na Comunidade do Rancho Alegre na data de 20/03, com um público de aproximadamente sessenta pessoas, a maioria pequenos produtores rurais. As palestras foram ministradas pela Gerente do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata, Sra. Celi Aparecida da Silva Machado e servidores do  NRRA de Ituiutaba: Tiago Moreira de Oliveira e José Maria de Castro Júnior, cujos temas abordaram a “ Crise hídrica, Uso Sustentável e Consciente da Água”, “ Apresentação do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata”, “CAR- Cadastro Ambiental Rural” e “Nova Legislação Ambiental de Minas Gerais”.

O Coordenador do NRRA, José Maria de Castro Júnior, em sua palestra com os produtores

O Gestor Ambiental Tiago Moreira de Oliveira do NRRA
de Ituiutaba, orienta os produtores rurais.


A Gerente da UC,  Celi Aparecida da Silva Machado
ministra a palestra para os produtores rurais

As palestras foram sincronizadas e tiveram como objetivos sensibilizar o público para o uso consciente e sustentável da água, mudança de hábitos e cumprimento de seu papel enquanto cidadão. Em especial ao produtor rural foi destacada a sua responsabilidade em defender seu potencial hídrico e o dever de preservar suas nascentes, córregos, rios e as vegetações que as protegem, uma vez que é em sua propriedade que estão localizadas os potenciais hídricos que abastecem as populações urbanas; Informar ao público estudantil e de produtor rural sobre a existência de uma Unidade de Conservação no entorno  de sua cidade e tê-lo como parceiro para a preservação da mesma; Levar esclarecimentos aos produtores rurais e líderes da região sobre o Cadastro Ambiental Rural - CAR  e a Nova Legislação Ambiental de Minas Gerais. O público ouvinte pôde compreender que o cumprimento da legislação ambiental é importante para preservação e conservação dos recursos naturais.

 


Entrega de mudas de espécies nativas para o público participante.


Texto: Celi Aparecida da Silva Machado

Fotos: Equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e Prata (Veja todas as fotos do evento neste link.)

Equipe RVSERTP:

•    Celi Aparecida da Silva Machado, Gerente da Unidade de Conservação;
•    Irineu de Macedo Neto, Analista do IEF;
•    Marcelo Oliveira Alves, Monitor Ambiental,
•    Rafael Donizete de Oliveira, zelador do Refúgio, e;
•    Joverci da Silva Rodrigues, zelador do Refúgio.















Comentários