IEF e PEPF participam do 1º Seminário de Uso Sustentável de Água e Energia promovido pela UFU

Realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, o 1º Seminário de Uso Sustentável de Água e Energia contou com a presença efetiva da classe universitária, sociedade civil e poder público ligados direta e indiretamente com as políticas sobre uso dos recursos naturais. 


O Instituto Estadual de Florestas e o Parque Estadual do Pau Furado representados por Leonardo M. Ogusuku e Mariane M. Macedo, respectivamente, compuseram duas das quatro mesas de discussão do evento. “O poder público e o uso sustentável da água e energia” foi tema da 2ª mesa da qual participou como membro o Coordenador de Áreas Protegidas do Triângulo Mineiro, Leonardo Ogusuku. Foram abordados na sua fala aspectos como a importância da manutenção das florestas para a eficiência do ciclo hídrico.

  
Leonardo M. Ogusuku
Coordenador de Áreas Protegidas do Triângulo Mineiro


Com foco nas áreas protegidas instituídas pelo poder público, as Unidades de Conservação também foram tema de grande repercussão no evento. Representando o Parque Estadual do Pau Furado, a gerente Mariane M. Macedo apontou a regularização fundiária como um dos principais gargalos na administração das áreas de proteção integral. Na apresentação das atividades do PEPF voltadas ao fomento da educação ambiental, das pesquisas científicas e da proteção dos recursos naturais, em especial, a água, a gerente deixou clara a importância da criação e manutenção de outras unidades de conservação, inclusive da formação de corredores ecológicos que garantiriam maior eficiência nas suas funções ambientais. Neste momento, ela citou o Refúgio de Vida Silvestre localizado no pontal do Triângulo Mineiro como uma área de grande importância para a proteção dos Rios Tijuco e da Prata, bem como abrigo para a fauna silvestre local. 


Mariane M. Macedo
Gerente do PEPF


Foram dois dias de aprendizado em que as discussões contaram com o posicionamento, esclarecimentos sobre direitos e obrigações por parte das autoridades convidadas, bem como depoimentos e questionamentos trazidos do público presente representando a classe acadêmica e a sociedade em geral. 


Mesa de discussão "O poder público e o Uso Sustentável da Água e Energia"
Mesa de discussão "Unidades de Conservação e o Uso Sustentável da Água e Energia"


O evento terá continuidade no dia 23 de abril com mais duas mesas de discussão, mas já deixa como resultado um projeto de lei de iniciativa popular para a preservação da sub Bacia do Córrego Bom Jardim. 
Conheça o projeto de lei e saiba como apoiá-lo acessando o link abaixo:


Anteprojeto de lei de iniciativa popular para preservação da sub bacia do Córrego Bom Jardim





Comentários