Visitas Técnicas FUCAMP e UFTM ao Parque Estadual do Pau Furado

UFTM em área de recuperação
Foto: Neivaldo Rodrigues
Nos dias 28 de março e 1º de abril, respectivamente, recebemos as visitas dos estudantes de Engenharia Agronômica da FUCAMP de Monte Carmelo-MG acompanhados pelo Professor Edivane Cardoso e da turma de Engenharia Ambiental da UFTM de Uberaba-MG sob a orientação do Professor Alex Utsumi. 
As aulas de campo fazem parte das disciplinas de Ecologia Agrícola do curso de Eng. Agronômica e Rec Naturais e Recup de Ambientes Degradados do curso de Eng. Ambiental.
Veja fotos e temas abordados nas duas visitas.

No primeiro momento, após a recepção dos estudantes na sede é de praxe a apresentação histórica e cultural do PEPF pelos monitores no Auditório Sebastião Naves de Resende Filho.
Turma da Engenharia Agronômica FUCAMP
Foto: Mariane Mendes
Turma Engenharia Ambiental UFTM
Foto: Eliete Vilarinho
Foram, então, abordados aspectos da Lei 9985/2000 (SNUC) desde as categorias de classificação das Unidade de Conservação, os critérios para criação, seus objetivos e sua importância como área protegida até os dados sobre a história de criação do Parque do Pau Furado, sua função na preservação e recuperação das matas de Cerrado, dos recursos hídricos e edáficos, do abrigo de fauna nativa bem como os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos com estudantes, comunidade do entorno e população em geral.
Turma Engenharia Agronômica FUCAMP
Foto: Eliete Vilarinho
Dando sequencia, visitamos as áreas de recuperação do interior do parque e como parte das matrizes curriculares das duas instituições, foram abordados temas como técnicas de plantio e recuperação de matas, regeneração natural, grupos ecológicos, relações ecológicas, sucessão vegetal, caracterização e conservação de florestas, dentre outros.
FUCAMP em área de recuperação
Foto: Juliana Freitas
FUCAMP na Trilha do Marimbondo
Foto: Juliana Freitas
UFTM em área de recuperação
Foto: Neivaldo Rodrigues
UFTM em área de recuperação
Foto: Neivaldo Rodrigues
É com muita satisfação que abrimos as portas ou a "porteira" do Parque Estadual do Pau Furado para receber visitas técnicas, pois sabemos do interesse da classe discente em aproveitar as oportunidades de um dia de campo, bem como do risco potencial de despertarem para um ou mais temas de pesquisa dentre a vasta gama de conteúdos e abordagens num só passeio pela estrada ou pelas trilhas.
Agradecemos e parabenizamos os professores Edivane (FUCAMP) e Alex (UFTM) pela dedicação aos alunos, pelo profissionalismo e pelas repetidas iniciativas de visita técnica à primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral da região, o PEPF.
FUCAMP
UFTM
Até breve!

Comentários