Encerramento das Comemorações de Semana do Meio Ambiente 2015 no Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata

Equipe envolvida com as atividades de Ituiutaba
As atividades comemorativas da Semana do Meio Ambiente de 2015, realizadas pela equipe do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata, estenderam-se até o dia 13 de junho. Confira os detalhes! 

No dia 12 de junho, os alunos da Escola Ápice Centro Educacional curtiram filmes educativos sobre o Dia do Meio ambiente, selecionados com muito carinho, receberam e levaram mudas produzidas no viveiro do IEF (Instituto Estadual de Florestas) para suas casas, cujo propósito foi fazer com que eles fixem o aprendizado e junto com seus pais, façam o plantio das mesmas, cuidem e vejam crescer uma árvore, e, simultaneamente multipliquem nossa mensagem de preservação ao meio ambiente.

Nesta atividade a palestra foi ministrada pelo gestor ambiental, do Núcleo Regional de Regularização Ambiental, Tiago Moreira de Oliveira.

 Palestra ministrada pelo Gestor Ambiental Tiago Moreira de Oliveira- NRRA Ituiutaba.

Distribuição pelo IEF de mudas nativas na Escola Ápice Centro Educacional, em Ituiutaba-MG.
No sábado, dia 13, a equipe desta Unidade de Conservação, juntamente com a Polícia de Meio Ambiente de Ituiutaba, receberam alunos e professores da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, E.M. Manoel Alves Vilela e IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro, para um lanche comunitário e realização de mutirão de limpeza no local conhecido por “Salto” e “Duas Pontes”, no rio Tijuco. Local este, de grande beleza e muito utilizado como ponto turístico e lazer para a população Ituiutabana.

Como parte das atividades programadas para esta visita, a gerente da UC - Unidade de Conservação, Celi Aparecida da Silva Machado, ministrou palestra sobre a UC, onde enfatizou os motivos de sua criação, importância, conflitos, parcerias, trabalhos realizados com a comunidade e mostrou com apresentação de slides, outros pontos atrativos e de belezas cênicas do Refúgio.

O Cabo Paulo Henrique complementou com uma palestra informativa das atividades executadas pela Polícia de Meio Ambiente, tanto no âmbito dos trabalhos de educação ambiental para conscientização e sensibilização da população, quanto no da fiscalização.

A professores Joel Soares Vieira da E.M. Manoel Alves Vilela e Neusa Elisa S. Carignapo da UFU, também transmitiram suas mensagens, mostrando aos alunos, enquanto futuros professores e profissionais de diversas áreas, da importância de conhecerem a Unidade de Conservação e seus objetivos, para que possam repassá-las a outras gerações.

Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente da Unidade de Conservação) e
Cabo Paulo Henrique (Polícia Ambiental)

Da esq. p/ dir: Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente da Unidade de Conservação),
Neusa Elisa S. Carignapo (Professora da UFU) e Cabo Paulo Henrique (Polícia Ambiental)

Da esq. p/ dir: Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente da Unidade de Conservação),
Joel Soares Vieira (Professor da E.M. Manoel Alves Vilela)
e Cabo Paulo Henrique (Polícia Ambiental)
Hora do lanche comunitário
Caminhada ecológica e coleta de lixo às margens do rio da Prata,
no local conhecido popularmente como “Salto” e “Duas Pontes”.


Caminhada ecológica e coleta de lixo às margens do rio da Prata,
no local conhecido popularmente como “Salto” e “Duas Pontes”.


Caminhada ecológica e coleta de lixo às margens do rio da Prata,
no local conhecido popularmente como “Salto” e “Duas Pontes”.

As comemorações foram encerradas com muita alegria por parte da equipe do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata, pela percepção do envolvimento, participação e receptividade de todos os envolvidos nas ações ambientais.




Vejam também como foram as atividades de 01 a 03/06.




Elaboração:
Celi Machado
Gerente do REVS dos Rios Tijuco e da Prata
Instituto Estadual de Florestas/ Ituiutaba

Edição Final:
Eliete Vilarinho
Analista Ambiental
Parque Estadual do Pau Furado

Comentários