TV Paranaíba / Rede Record Projeto Buriti do DMAE em parceria com o IEF

Analista Ambiental Salvador Ronaldo da Silveira
durante entrevista para a TV Paranaíba / Rede Record
O Programa Buriti de Proteção e Preservação das Nascentes da Bacia do Rio Uberabinha foi criado em 2008 pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto - DMAE e pela Prefeitura de Uberlândia. É desenvolvido em parceria com o Instituto Estadual de Florestas - IEF e outras secretarias e entidades que se preocupam com a recuperação dos recursos hídricos das bacias geradoras de abastecimento público de água para o município. Saiba mais!



O Programa apoia os produtores rurais em ações de proteção e recuperação das nascentes do rio Uberabinha, através do plantio de mudas, construção de cercas, curvas de nível e barragens de retenção de água. Isto evita a erosão do solo e cria um corredor ecológico preservando também a fauna da região.



Proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares é o mínimo necessário para que não falte água com qualidade e quantidade para o abastecimento da cidade e para as atividades rurais. E é assim que cada produtor rural torna-se também um Conservador de Água. O programa já firmou parcerias com mais de 100 produtores rurais e protege mais de mil hectares de área.

O IEF disponibilizou cerca de 120.000 (cento e vinte mil) mudas de espécies nativas, além de insumos e material para cercamento.


Comentários