Agência Avançada de Meio Ambiente de Ituiutaba-MG recebe visita de universitários no viveiro florestal

Atividades com os alunos da UEMG
Foto por: Marcelo Alves
No dia 21/08/2015 a Agência Avançada de Meio Ambiente de Ituiutaba recebeu alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), para uma visita técnica ao viveiro de Ituiutaba. 








Os alunos, que já cursam o 4º ano de Agronomia, receberam orientações desde a implantação do viveiro até a destinação final das mudas, com o plantio no campo. 

Palestra ministrada pelo Analista Ambiental - IEF,
Irineu de Macedo Neto
Foto por: 
Marcelo Alves
Foi falado sobre a escolha da área para implantação de um viveiro e a estrutura mínima que o mesmo deve conter, com os tipos de viveiros; as etapas para a produção de mudas em fitocelas e em tubetes; os cuidados e técnicas para obtenção de mudas com qualidade morfológica, fisiológica e fitossanitária; o tamanho ideal para o plantio no campo; o espaçamento e escolha das espécies adequadas para o tipo de projeto a ser executado, seja recomposição de áreas degradadas de preservação permanente, de mata de topo, de arborização rural ou urbana; as técnicas de plantio                                                        e de condução do mesmo; os tratos culturais; e etc.

Ministrado o conteúdo teórico, as atividades não pararam por aí, foi a vez dos alunos colocarem a mão na terra. Eles, juntamente com o Analista Ambiental Irineu de Macedo Neto e os Viveiristas do IEF, fizeram a quebra da dormência de sementes, prepararam o composto, encheram os tubetes e fitocelas, e realizaram o semeio. 

 Quebra de dormência das sementes florestais
Foto por: Marcelo Alves

Preparação do composto e enchimento das fitocelas 
Foto por: Marcelo Alves

 Semeadura e Sementeira
Foto por: Marcelo Alves

Em meio a essas atividades, o Monitor Ambiental Marcelo de Oliveira Alves encontrou espaço para divulgar o Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e Prata, e falar de suas belezas e dos motivos de sua criação, despertando nos alunos a vontade de fazer uma visita nesta Unidade Conservação, tão logo seja possível o agendamento.

Levando-se em consideração o interesse e a participação ativa da turma, a visita rendeu bons frutos, para o bem da natureza, pois, com certeza, muitas áreas serão reflorestadas pelas mãos desses futuros profissionais.

Texto por: Celi Aparecida da Silva Machado –Analista Ambiental da AAMA de Ituiutaba.

Comentários