Formação de Brigadistas Voluntários no RVSE/TP

Aula prática de combate à incêndios florestais
Foto: Celi Machado
O Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata (RVSE/TP) forma nova brigada voluntária de prevenção e combate a incêndios florestais.
Veja como foi!!!


Durante o período de 04 a 06 de agosto de 2015, foi realizado o segundo curso de Formação de Brigada Voluntária para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata.


O curso foi ministrado na E. M. Archidamiro Parreira de Souza , localizada no entorno do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata – RVSE/TP , pelos instrutores do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – PREVINCÊNCIO da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, responsável pelas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais em Unidades de Conservação.

Foram 20 (vinte) participantes, os quais receberam noções teóricas e práticas sobre combate a incêndios florestais. O conteúdo abordado foi a diferença entre fogo e incêndios florestais, fatores que interferem, tipos de incêndios, estratégia e métodos de combate, rescaldo, segurança nas operações, materiais e equipamentos, composição das brigadas, táticas de combate, e técnicas e noções básicas de segurança no uso de aeronaves. 

Atualmente o RVSE/TP possui duas brigadas, perfazendo um total de 56 (cinquenta e seis) voluntários, que demonstram interesse pela conservação dos recursos naturais e pela biodiversidade existente nesta Unidade de Conservação.


QUEIMADA SEM AUTORIZAÇÃO É CRIME. DENUNCIE: 0800 283 23 23


Texto por: Celi Aparecida da Silva Machado, Gerente do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata - RVSE/TP.

Comentários