Semana Florestal do Parque Estadual do Pau Furado

Abertura da Semana Florestal
Foto por: Isabelle Damasceno
A Semana Florestal ocorreu do dia 20 a 25 de setembro. Um dos eventos mais importantes para o PEPF, a semana é marcada pelo Dia da Árvore e pelo início da Primavera.





O Parque Estadual do Pau Furado realizou na Semana Florestal várias atividades que envolveram diferentes pessoas. A semana do evento é marcada pelo Dia da Árvore, no dia 21 de setembro e pelo início da Primavera, no dia 23 de setembro (INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

No dia 20 de setembro foi realizado um plantio de 52 mudas nativas pelos Escoteiros de Uberlândia. A área destinada para o plantio está ao lado da sede do PEPF e as mudas vieram por doação a partir da compensação ambiental realizada por um agricultor.

Escoteiros no PEPF
Vídeo por: Leonardo Ogusuku

Se você estiver com dificuldades para ver o vídeo acima, clique aqui para visualizar.


No dia 21 de setembro realizamos a Blitz Ecológica. Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Settran, 9ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, realizamos uma atividade na Avenida Rondon Pacheco, em frente ao Colégio COC. Além da comemoração da Semana Florestal, os agentes de trânsito e a polícia estavam em campanha pela Semana do Trânsito.
Por isso, a atividade consistiu em divulgar os direitos e deveres do cidadão no trânsito, informar sobre o dia da árvore e sobre o PEPF, e por fim oferecemos algumas mudas do Horto Municipal (mudas de Cróton, Goiaba, Amora e Ipê).



Blitz Ecológica
Vídeo por: Leonardo Ogusuku

Se você estiver com dificuldades para ver o vídeo acima, clique aqui para visualizar.

Em 22 de setembro fomos até a Escola Municipal Jacy de Assis, no Bairro Aurora, apresentar alguns vídeos do Circuito Tela Verde (Apoio de Dóris Carneiro - Secretaria Municipal de Educação). O contato com escolas do perímetro urbano são importantes tanto para divulgar o Parque quanto como forma de auxiliar os professores no ensino aprendizado dos alunos, trabalhando com vídeos insdependentes e que retratam a realizada na qual a escola se insere.

Analista Ambiental Eliete Vilarinho dialoga com os alunos antes de apresentar os vídeos
Foto por: Isabelle Damasceno

O dia 23 de setembro foi marcado pela Corrida de Orientação e pela atividade com plantio de mudas de alface em garrafas pet recicladas. A primeira atividade, realizada no período da manhã, foi em parceria com o Cotrim (Clube de Orientação do Triângulo Mineiro), Prof. Elaine (E. E. Messias Pedreiro), CCBE e Autotrans. A corrida de orientação é uma prática que exercita o corpo e a mente dos alunos, trazendo um preparo físico para realizar a corrida e um aprendizado lúdico, com o uso de bússolas e mapas, tudo isso inserido nas trilhas do parque, num contexto de aprendizado e respeito com o meio ambiente. Contamos ainda com a doação de frutas do Ceasa para os alunos envolvidos.

A segunda atividade foi realizada no período da tarde. Alunos da Escola Municipal Otávio Coelho Batista Filho foram até a sede do Parque e puderam ver como produzir uma horta com materiais recicláveis (Apoio de Dóris Carneiro - Secretaria Municipal de Educação). Com o apoio do Instituto Alexa e vizinhos da região do Pau Furado recolhemos 100 garrafas pets utilizadas, além disso recebemos a terra para plantio do Horto Municipal e as mudas foram doadas pela Hortimudas; todos ajudando em prol de uma atividade socioeducativa.


Corrida de Orientação no PEPF
Vídeo por: Leonardo Ogusuku

Se você estiver com dificuldades para ver o vídeo acima, clique aqui para visualizar.




Alunos plantam as mudas na garrafa pet.
Foto por: Nayara Teodoro


Alunos e equipe do PEPF
Foto por: Isabelle Damasceno

No dia 24 de setembro foi o dia das Palestras de Fernanda Cavalcanti de Azevedo, com a seguinte temática Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado: Ações para a conservação da biodiversidade; e de Frederico Gemesio Lemos, com a seguinte temática Contenção e Manejo de Carnívoros Silvestres. A palestra foi realizada na UFU e contou com a presença da Polícia de Meio Ambiente, dos funcionários do Parque e demais interessados. Pesquisadores do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC), Frederico e Fernanda são reconhecidos nacionalmente pelo seu trabalho.

Palestrantes: Fernanda Cavalcanti e Frederico Gemesio
Foto por: Leonardo Ogusuku


Participantes da Palestra
Foto por: Isabelle Damasceno

Finalizando a Semana Florestal, no dia 25 de setembro, foi realizado um Pedal Noturno com Luau na Prainha. A atividade se iniciou às 19hs, com um percurso aproximado de 40Km. O pedal contou com a participação de 28 ciclistas, além dos funcionários do parque e uma bandinha voluntária que animou o luau. Tivemos também a doação de frutas do Ceasa, para a realização da atividade e o apoio do CicloCerrado, na divulgação.

Ciclistas na sede do PEPF
Foto por: Guilherme Bueno

Saída da sede para a prainha
Foto por: Guilherme Bueno

Luau na Prainha
Foto por: Guilherme Bueno

Veja todas as fotos da Semana Florestal 2015 neste link.


Agradecimentos: Ceasa, CicloCerrado, Circuito Tela Verde, CCBE, Cotrim, Grupo de Escoteiros de Uberlândia, Instituto Alexa, 9ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.  


Confira também a Semana Florestal de Ituiutaba com a Equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata.













Comentários