1º Encontro Mineiro Sobre Javali Asselvajado

Participantes da mesa de discussão.

Aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro o 1º Encontro Mineiro Sobre Javali Asselvajado, em Uberlândia-MG. O Encontro foi organizado pelo IEF através da Coordenadoria de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade, Parque Estadual do Pau Furado e teve o apoio da RPPN Reserva EcoCerrado.








No primeiro dia do encontro foram ministradas diversas palestras com temas ligados ao comportamento, ocorrência e impactos causados pelo javali, legislação de manejo de fauna exótica invasora e relato de experiência no controle da espécie; também foi formada uma mesa-redonda para elaboração das diretrizes para o controle do Javali asselvajado no estado de Minas Gerais.


Presença da EMATER representada pelos Srs. Gilberto Freitas e
Sr. Fabiano Magella, diretor de promoção e articulação institucional

Participaram do evento como palestrantes e atores na formação da matriz com as diretrizes para o controle do Javali no estado de Minas Gerais o analista ambiental do IBAMA, Junio Augusto de Souza Silva, o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Raphael Vieira, a doutoranda do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras, Clarissa Alves Rosa, a pesquisadora e médica veterinária da EMBRAPA, Virgínia Santiago, o instrutor de tiro e oficial aposentado do Exército Brasileiro, Danilo Souza, o diretor de promoção e articulação institucional da EMATER/MG, Fabiano Magella, o criador da rede “Aqui tem javali”, Rafael Salerno, o consultor ambiental da empresa BIOCEV, Rodrigo Armond, e o controlador de javali André Luiz Honorato, idealizador e responsável pela Equipe Araxá de Manejo do Javali.



Clarissa Alves Rosa da Universidade Federal de Lavras.


Estiveram presentes representantes da Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais, Instituto Mineiro de Agropecuária, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, representantes dos Sindicatos Rurais da região, representantes e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, e sociedade civil. Contamos também com a participação do ilustre Deputado Estadual Bosco, vice-líder do Governo na Assembleia de Minas Gerais.


A direita o Deputado Estadual Bosco que compõe a Comissão Estadual de
Meio Ambiente e vice-líder do Governo.


No segundo dia do encontro tivemos a palestra da equipe de manejadores Eduardo Pio e Rodrigo Armond, da empresa de consultoria ambiental BIOCEV, sobre o controle do javali no Parque Estadual do Pau Furado, onde foram apresentadas as metodologias de controle do javali e os resultados obtidos neste ano. Posteriormente, foi realizada uma trilha interpretativa no Parque Estadual do Pau Furado para a observação dos impactos causados pelo javali na área da unidade de conservação.


Eduardo Pio e Rodrigo Armond  da consultoria Biocev.

Trilha no Parque Estadual do Pau Furado para identificar os danos causados pelo javali.

Durante o 1º Encontro Mineiro Sobre Javali Asselvajado, auxiliamos a EMBRAPA e o IMA da região nas inscrições para a capacitação de coleta de sangue de javalis para controle sanitário, que foi realizada no dia 26 de novembro e direcionada aos controladores que possam contribuir com fornecimento de dados de javalis abatidos na região para pesquisas em sanidade de suídeos asselvajados realizadas pela EMBRAPA Suínos e Aves.


Virgínia Santiago da EMBRAPA


Eventos como o Encontro Mineiro Sobre Javali Asselvajado, onde diversos órgãos envolvidos com a elaboração de normas e condução de pesquisas discutem em conjunto com órgãos fiscalizadores, controladores de javali e sociedade, são de extrema importância para atingirmos o objetivo. 

Veja todas as fotos do evento

















Comentários

  1. Cada um deu a sua contribuição para que este evento acontecesse.
    Parabéns a toda equipe e parceiros.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a equipe organizadora do evento!
    Adquiri muita informação útil para aplicar no Parque Estadual dos Campos Altos.
    Não poderia deixar de citar o quanto fui bem recebida.
    Obrigada a todos pelo apoio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário