Você conhece o Parque Estadual dos Campos Altos?

Parque Estadual dos Campos Altos
Foto: Prefeitura Municipal de Campos Altos
O Parque Estadual dos Campos (PECA) foi criado no dia 5 de novembro de 2004 pelo decreto 43.909, sendo desde então administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). É uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com 784 ha de Floresta Estacional Semidecidual e apresenta características da Mata Atlântica com rica biodiversidade de animais, plantas e fungos.



Patrimônio Natural

O Parque é praticamente todo recoberto por florestas estacionais, onde se destacam espécies arbóreas como a peroba rosa, jequitibá rosa, peroba de gomo, e as ameaçadas de extinção, como canela sassafrás e a palmeira palmito, ambas as espécies muito comuns na unidade de conservação. 

A cobertura florestal contínua permite a presença de rica fauna, destacando-se entre outros mamíferos, o caititu, o queixada, o tamanduá bandeira e a onça parda, estando essas duas últimas espécies ameaçadas de extinção. A avifauna caracteriza-se, predominantemente, por espécies florestais, como o olho-de-fogo-do-sul, o dançarino e o gritador, entre outras. 

Uma particularidade da unidade é a presença de afloramentos de rochas dolomíticas em seu interior, recobertos pela floresta densa e proporcionando a existência de grutas e sua fauna associada. Sua geologia é formada por rochas calcárias exuberantes com formações de grutas e espeleotemas permitindo o desenvolvimento de plantas rupícolas.

Parque Estadual dos Campos Altos
Foto: Prefeitura Municipal de Campos Altos


Infraestrutura

A sede do Parque Estadual dos Campos Altos funciona atualmente junto ao escritório da Agência Avançada do IEF de Campos Altos, pois ainda não existem benfeitorias ou infraestrutura para receber turistas no interior da UC, razão de ainda se encontrar fechado para visitantes.

Como chegar
 
De Belo Horizonte, tomar a BR 262 em direção ao Triângulo Mineiro ou Uberlândia, seguindo por essa rodovia por aproximadamente 270 Km, até encontrar o acesso à cidade de Campos Altos, onde poderá ser procurada a Sede do Parque para maiores informações.

Fonte: IEF

Comentários

  1. Ficamos imensamente agradecidos por ter publicado informações sobre nosso querido Parque Estadual dos Campos Altos.
    Obrigada pela sua colaboração.
    Estamos a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O agradecimento é mútuo.
      Fortalecer os Parques de Minas Gerais, essa é a nossa missão.
      Grande abraço

      Excluir
  2. boa tade quem eu poss falar sobre o parque estadual de campos altos

    ResponderExcluir

Postar um comentário