Uso correto de agrotóxicos será tema de seminário na Femec

O Seminário sobre Agrotóxicos, que será realizado no dia 30 de março, a partir de 13h30, no Auditório do Camaru, terá como objetivo informar os aspectos técnicos e legais sobre uso de agrotóxicos e afins. A conferência abordará ainda as iniciativas que têm sido construídas após a legislação que é o marco legal para o enfrentamento deste problema e a imprescindível ação de fiscalização e o controle sobre o correto cumprimento da legislação e uso de agrotóxicos. 


Além disso, abordará a atuação do profissional de engenharia agronômica seguindo os preceitos éticos da profissão e dentro dos padrões que não coloquem em risco a saúde humana e o ambiente. Inscrições gratuitas estão sendo feitas pelo site www.femec.com.br.

Entre os principais pontos que serão abordados no seminário estão a produção e registro, transporte, comercialização, utilização, sintomas de intoxicação e prevenção, devolução das embalagens vazias e receituário agronômico. Como destaque estará a assistência técnica de qualidade, que pressupõe uma visão global do problema e o conhecimento sobre a propriedade rural e a real situação da lavoura, do agente causal e a intensidade do ataque. Será reforçado o alerta à sociedade sobre os perigos da manipulação e do uso indevido e discutidas alternativas que estimulem o uso adequado.  

Na abertura, às 13h50, o tema ‘Legislação Federal de Agrotóxicos’ terá como palestrante, o coordenador geral de agrotóxicos e afins, no Ministério da Agricultura, Júlio Sérgio de Britto. A palestra ‘Política dos agrotóxicos: Uso e Consequência’ será apresentada na sequência. Para o tema ‘Logística Reversa – O que fazer com embalagens vazias de agrotóxicos’, o palestrante será Jair Furlan, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.  

No período da tarde, 16h30, também no Auditório, Geraldo Silvio, do Dmae, abordará o tema ‘Responsabilidade Socioambiental na Aplicação de Agrotóxicos’. Na última palestra do Seminário, Silvia Fonseca Magalhães, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), ministrará palestra sobre o tema ‘Vigilância da saúde do Trabalhador Rural: Diagnóstico do trabalho no Campo’.

5ª Femec  

O Sindicato Rural de Uberlândia promove a 5ª Femec – Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais – de 29 de março a 1º de abril, das 8h às 20h, no Parque de Exposições Camaru, com entrada e estacionamento gratuitos. Os principais fabricantes de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, picapes e veículos de passeio estarão presentes no evento para apresentar ao produtor rural o que há de mais avançado em tecnologia, com informações técnicas qualificadas. A feira promoverá ainda o Pró-genética, a 56ª Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador, etapa da Expoinel, além de palestras gratuitas.


SERVIÇO:
Femec 2016 – Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais
Data: 29 de março a 1º de abril
Local: Parque de Exposições Camaru – Uberlândia (MG)
Informações no Sindicato Rural de Uberlândia: www.femec.com.br ou (34)3292 8818






Comentários