Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) - 2016

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começa nesta terça-feira (16) na cidade de Goiás com exibição de um filme em realidade virtual. Esta é a 18º edição do evento e tem como tema a “Conservação e produção no Cerrado: um consenso possível e necessário”. Toda a programação é gratuita e conta com mostras, oficinas e shows.


Na solenidade de abertura será exibido o documentário Rio de Lama. O curta-metragem mostra o drama de moradores e sobreviventes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Com o uso da realidade virtual, o público vai poder sentir de maneira mais intensa a sensação vivida pelos moradores da vila, que viram o mar de lama levar tudo o que construíram.

O festival também terá seis mostras de cinema: mostra competitiva; 8ª Mostra Infantil - Fica Animado; 14ª Mostra ABD Cine Goiás; Mostra Paralela do Cinema Brasileiro; Mostra de Lançamento Nacional; e Mostra de Vídeo Escolar – Se Liga no Fica.
A mostra competitiva contará com 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e 10 brasileiras. Dos filmes nacionais, quatro são goianos. Os demais são do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo. As produções internacionais são da Áustria, Alemanha, Bélgica, França, Índia, Irã e México.

Os shows começam na quarta-feira (17), com a Orquestra de Câmara. Entre os outros nomes que sobem ao palco estão Marcelo Barra, Maria Eugênia, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. A programação completa do festival está no site do Fica.

Comentários