Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata Comemora a Semana do Meio Ambiente 2016

Celi Aparecida da Silva Machado,
ministra palestra na Escola Municipal
Archidamiro Parreira de Souza - EMAPS
Foi com resultados muito positivos que a equipe do RVSERTP celebrou a semana do Meio do Ambiente. No dia 09/06/16, convidados pela diretoria do ESI-Colégio Santa Tereza, através de sua coordenadora Edmar Franco B. Paranaíba, os funcionários do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata – RVSERTP tiveram a honra de integrar, dar sua parcela de contribuição e participar do Projeto “Alimentação Saudável”, idealizado por essa escola. 



Com os canteiros já construídos e as mudas de hortaliças já em mãos, é que os alunos, professores, diretora e coordenadora da escola nos receberam para a implantação de uma horta.  Juntamente com aproximadamente 150 (cento e cinquenta) alunos, revolvemos a terra, demarcamos as covas e plantamos mudas de alface, rúcula e couve e ainda, semeamos cenoura e rabanete, simultaneamente com uma conversa muito proveitosa com a criançada, onde falamos sobre a necessidade do consumo de frutas, legumes e verduras para termos uma alimentação saudável e a importância do meio ambiente para o cultivo de nossos alimentos, vez que os animais e as plantas necessitam do solo, de luz, ar e água para sua sobrevivência. 

Plantio de mudas de hortaliças no Colégio Santa Tereza
Foto: Equipe RVSERTP
Os alunos puderam conhecer sobre a origem das hortaliças que compõem nossa mesa e vivenciar as práticas de cultivo das mesmas. O projeto terá continuidade, onde os alunos irrigarão e farão a manutenção da horta e ao final, venderão os produtos da mesma em uma feira implantada na própria escola e a renda será revertida para o social.  



Preparação e o plantio de mudas de alface junto com os alunos do ESI- Colégio Santa Tereza
Foto: Equipe RVSERTP


Já no dia 13/06/2016, as comemorações da semana do meio ambiente foram realizadas na Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza - EMAPS, onde simultaneamente ao cumprimento do cronograma de execução do Projeto “Amigos do Verde”, implantado no início deste ano numa parceria entre o Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata - RVSERTP e a referida escola, o qual foi estrategicamente programado para que o segundo ponto de culminância fosse realizado nesta data. Toda a escola foi envolvida, a abertura das atividades ficou à cargo dos pequeninos do 2º e 3º anos multisseriado do ensino fundamental I que preparados pela professora Marli fizeram uma bela apresentação.

Apresentação dos alunos do 2º e 3º anos multisseriado do
 ensino fundamental da Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza - EMAPS.

Foto: Equipe RVSERTP


Nesta segunda fase do projeto, os atores principais foram os alunos do 4º e 5º anos multisseriado do ensino fundamental I e 6º e 7º anos do ensino fundamental II, que com muita responsabilidade e criatividade, orientados pelos professores Silvio e Marlene, trabalharam na construção de uma horta suspensa de plantas medicinais. 


Horta suspensa construída pelos alunos, amostra
dos produtos produzidos pelos alunos e comunidade.

Foto: Equipe RVSERTP

Muitas atividades foram desenvolvidas envolvendo desde a escolha das espécies, plantio das mudas em frascos recicláveis, planejamento e construção da horta em si, e ainda, elaboração de uma cartilha sobre as plantas nela exposta, superando as expectativas. E não pararam por aí... Fizeram uma exposição com amostras de folhas, frutos e tubérculos de variadas espécies medicinais e remédios caseiros fabricados por um antigo morador da comunidade, o sr. José Venâncio Gomes ( carinhosamente chamado por sr. Divino) e cosméticos fabricados pelos próprios alunos, tudo com a utilização de plantas medicinais.


Horta suspensa construída pelos alunos. 
Foto: Equipe RVSERTP

Houve a  realização de uma palestra cujo o Tema foi “ O tráfico de animais Silvestres”,   ministrada pela gerente do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata - RVSERTP, a qual considerando que meio ambiente é uma interação dos  seres vivos e o meio onde se  vive, fez-se um elo entre  todos os temas enfocados nas atividades ali realizadas, como os animais simbolizados na apresentação das crianças do 2º e 3º  anos, das plantas medicinais produzidas pelos alunos do 4º ao 7º anos, das espécies nativas semeadas pelas turmas do 8º  ano ao ensino médio  e pela floresta que irão formar no entorno de uma fonte de água, do trabalho da  pequenina Mariana que, sempre atenta,  vigia e denuncia  o descarte de lixo em local inadequado, colaborando para manutenção de um ambiente limpo na escola e, finalmente falou sobre o grave  problema que vem ocorrendo em escala mundial, principalmente no Brasil  devido a sua grande diversidade, que é o tráfico de animais Silvestres.

Palestra ministrada por Celi Aparecida da Silva Machado,
Gerente do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata

Foto: Equipe RVSERTP


Os alunos do 8º  ao 9º ano do ensino fundamental II e do 1º ao 3º ano do ensino médio, já  preparando para atuarem como atores principais na terceira fase do projeto, pois estão incumbidos de fazer um pequeno reflorestamento na APP de uma represa localizada  na propriedade da professora Marli,   iniciaram juntamente com o analista Irineu Neto e a equipe do Refúgio a produção das mudas das espécies nativas que irão utilizar no referido reflorestamento. Para isso preparam a terra, encheram e encanteiraram as fitocelas, realizaram o semeio e de deverão continuar com os tratos culturais para o desenvolvimento das mudas até o momento do plantio em campo. 

Preparação do substrato, semeadura e encanteiramento
das fitocelas com suas respectivas identificações.

Foto: Equipe RVSERTP



Texto: Celi Aparecida da Silva Machado.

Equipe do Refúgio: 

  • Celi Aparecida da Silva Machado (Gerente do RVSERTP);
  • Irineu de Macedo Neto (Analista Ambiental);
  • Joverci Silva Rodrigues (Zelador); 
  • Marcelo Oliveira Alves (Monitor Ambiental) e;
  • Rafael  Donizeti de Oliveira (zelador).

Parcerias e agradecimentos: A Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Lázara,  e sua equipe  que estiveram  presentes e prestigiaram nossas atividades,  As diretoras, supervisoras, coordenadoras, professores,  alunos e demais funcionários, especialmente os  jardineiros Neibe e Ciderley. das escolas ESI-Colégio Santa Tereza, Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza. 




Comentários