Reunião com os moradores do entorno do PEPF

Reunião no Conselho Rural
Foto: Aniceto Pereira de Sousa
Na terça (25/10) foi promovido no Conselho Comunitário de Desenvolvimento Rural da Tenda Moreno, um debate com os moradores locais a respeito dos impactos dos javalis asselvajados na região do Pau Furado, bem como o seu controle e manejo. Este evento foi organizado pela a equipe do Parque Estadual do Pau Furado juntamente com a Coordenação de Proteção à Fauna do IEF. Estavam presentes os representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, Ten. Patrício e Sgt. Lopez; e representantes do IBAMA Rodrigo Herles do Santo.

Da esq. para a direita: Henrique Zech (IBAMA), Rodrigo Herles dos Santos (IBAMA),
Ten. Patrício (PMMG), Derly Rodrigues Martins (Pres. Conselho), Sgt. Lopez (PMMG),
Leonardo Ogusuku (PEPF/IEF) e Maricéia Pádua (IEF).

Foto: Aniceto Pereira de Sousa


Com uma presença significativa dos produtores rurais da região, foi falado sobre os impactos ambientais, econômicos e sanitários que os javalis causam na região, e de que forma pode ser feito o controle e manejo dessa espécie. Outro tema abordado também foi sobre a fiscalização ambiental mais participativa na região, contribuindo para uma maior aproximação entre as autoridades e os moradores locais.

Agradecemos a todos os moradores e autoridades que participaram, em especial o Sr. Derly Rodrigues Martins que nos apoiou desde o início e cedeu a sede do Conselho Rural para a realização este evento.



O Javali


O javali (Sus scrofa) é uma espécie nativa da Europa, Ásia e norte da África. Foi introduzida no Brasil a partir da década de 1960, principalmente para o consumo de carne na região sul do país. O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores, e está presente também no Parque Estadual do Pau Furado competindo com os animais silvestres e causando grandes degradações ao solo.

Em razão do aumento de sua distribuição pelo território nacional e da crescente ameaça ao ecossistema, o controle da espécie foi autorizado pelo Ibama em 2013, de acordo com regras estabelecidas pela Instrução Normativa N° 03/2013, que pode ser acessada neste link.

Quer saber mais sobre o javali? Baixe esta cartilha do IBAMA

Fonte: IBAMA.



Comentários

Postar um comentário