Projeto “AMIGOS DO VERDE” é encerrado com chave de ouro

Celi Aparecida da Silva Machado
(Gerente do RVSRTP)

No dia 12/12/2016 foi realizada a última etapa do Projeto Amigos do Verde, com o plantio no campo, das 150 (cento e cinquenta) mudas de espécies nativas produzidas pelos próprios alunos.



 
Os responsáveis por esta etapa, foram os alunos do ensino médio, sob coordenação dos professores Mariane, Edvaldo, Regiany, Osvaldo, Maria Perpétua, Mariane, Lauro, João Vicente e Emerson, que em equipe multidisciplinar aproveitaram o tema para explorarem conteúdos de biologia, física e matemática, respectivamente, como identificação das espécies, clima e temperatura, cálculo da área, demarcação, espaçamento e distribuição das covas.

Figura 1. Plantio de mudas de espécies nativas realizadas à margem de uma lagoa natural.



Figura 2. Plantio de mudas de espécies nativas realizadas à margem de uma lagoa natural e equipe envolvida na atividade.

Foi um grande projeto idealizado e desenvolvido pelo Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata-RVSERTP e a Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza-EMAPS, que durou todo o ano letivo e envolveu a equipe do Refúgio, a escola e a comunidade do Córrego do Açude. Graças ao empenho dos envolvidos, todas as etapas do cronograma de execução foram cumpridas dentro do prazo estipulado e atingiram o resultado almejado, como o Jardim florido, horta suspensa construída, canteiros de plantas medicinais em plena produção, árvore simbólica em crescimento, cosméticos e remédios caseiros produzidos e mudas de espécies nativas cultivadas pelos próprios alunos já plantadas no campo. 



Figuras 3 e 4. Resultados do projeto AMIGOS DO VERDE






Na cerimônia de encerramento os “AMIGOS DO VERDE” foram prestigiados com um delicioso almoço oferecido pela direção da escola e simultaneamente aos agradecimentos, a gerente do Refúgio fez uma retrospectiva das atividades realizadas durante o projeto, muito aplaudida pelos participantes.

Figura 4. Equipe envolvida no projeto

Texto: Celi Aparecida da Silva Machado


Equipe do Refúgio:
Celi Aparecida da Silva Machado ( Gerente), Irineu de Macedo Neto (Analista Ambiental), Joverci Silva Rodrigues( Zelador), Marcelo Oliveira Alves(Monitor Ambiental) e  Rafael  Donizeti de Oliveira( zelador).


Agradecimentos: 
A todos professores, alunos e demais servidores e colabores da Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza- EMAPS, em especial a diretora Eliana e a   supervisora Maria do Rosário, ao Núcleo Regional  de Regularização  Ambiental de Ituiutaba, a  Polícia Ambiental de Meio Ambiente de Ituiutaba, aos produtores rurais José Humberto e esposa  e a Comunidade do Córrego do Açude.





Comentários