Desmatamento da Mata Atlântica cresce quase 60% em um ano

Local: Belmonte (BA)
Foto: Fundação SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram os novos dados do Atlas da Mata Atlântica, estudo que monitora o bioma há 31 anos. Infelizmente, registraram o maior desmatamento da Mata Atlântica em 10 anos. Foram destruídos 290 Km² de florestas entre 2015 e 2016, um aumento de quase 60% em relação ao ano anterior. O total da área devastada equivale quase ao território de Belo Horizonte.




A situação é gravíssima e indica uma reversão na tendência de queda do desmatamento registrada nos últimos anos. E não é por acaso que os estados campeões de desmatamento são conhecidos por sua produção agropecuária. O fato é que esse setor voltou a avançar sobre nossas florestas nativas, não só na Mata Atlântica, mas em todos os biomas, após as alterações realizadas no Código Florestal e o subsequente desmonte da legislação ambiental brasileira.

A retomada do desmatamento coloca em risco todo o esforço da sociedade por um modelo de desenvolvimento sustentável e afasta o país do cumprimento de compromissos assumidos em convenções e acordos internacionais.

Veja o relatório completo no link abaixo:

https://www.sosma.org.br/106279/desmatamento-da-mata-atlantica-cresce-quase-60-em-um-ano/


Comentários