As chuvas chegaram! Um bom momento para refletirmos...


Maior incêndio do PEPF. Vista aérea.
Foto: PEPF.


As chuvas começaram e muitos já vão se esquecendo dos estragos gerados pelas queimadas que incendiaram diversas áreas em nosso país. Esse ano de 2017 foi marcado com alta incidência de queimadas, ocorrentes por todo o Brasil, incluindo Unidades de Conservação, conforme noticiado em revistas, redes sociais, jornais, televisão entre outros meios. O Parque Estadual do Pau Furado, a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do triângulo, infelizmente também não ficou de fora. 





Sabe-se  que a maior causa das queimadas é o desrespeito e irresponsabilidade do ser humano, que de maneira irracional e egoísta coloca fogo em áreas naturais, pastos, entre outros locais, de forma grosseira, mal educada e sem pensar nas consequências como possibilidades de risco a si mesmo.

Recentemente foram queimados 83 hectares do PEPF, o maior incêndio registrado no Parque até hoje, que durou cerca de 20 dias aproximadamente, com incêndio também subterrâneo, mas graças a uma equipe capacitada e especializada composta por funcionários do Parque, brigadistas voluntários, Corpo de Bombeiros,  Exército Brasileiro e Policia Militar (COMAVE), foi possível controlar e combater o fogo. Porém, a área total queimada não era Cerrado e sim composta por mata semidecídua, a qual levará um tempo maior para se recompor, estimando-se da ordem de décadas para sua restauração.



Equipe de brigadistas.
Foto: PEPF.

Ação de combate ao incêndio.
Foto: PEPF.

Área afetada após queimada.
Foto: PEPF.



Já é possível observarmos alguns brotos verdes nas árvores que alegram a paisagem indicando vida e resistência da natureza.

Como se já não fosse o suficiente, no último dia 27/09/17 mais uma área de 1,30 ha foram queimados, conforme já divulgado nas mídias sociais do Parque (facebook e instagram), mas o fogo também foi controlado a tempo.


Incêndio no PEPF, dia 27/09/17.
Foto: Equipe PEPF.

Incêndio no PEPF, dia 27/09/17.
Foto: Equipe PEPF.


O PEPF além de monitorar e controlar as queimadas dentro do limite do Parque e entorno, zona de amortecimento da UC, auxilia também, quando necessário, no combate e controle de incêndios de vizinhos, como ocorrido no último dia 28/09/17 pela tarde.


Incêndio na vizinhança do PEPF.
Foto: Equipe PEPF


Então... fica aqui o nosso alerta para as próximas secas, para que possamos repensar mais sobre nossos atos, que, muitas vezes até mesmo sem querer ou sem pensar nas consequências, podem ser prejudiciais, colocar fogo em lixos, etc., e, claro, sem contar aqueles que colocam o fogo agindo mesmo por maldade, os rastros ficam e lembre-se: queimada é crime!!! E pode comprometer a biodiversidade de um local por completo de modo irreversível!!!


Faça a sua parte e contribua com a extinção desse risco nos próximos anos!

  Em caso de denúncia ligue 193 ou 0800 283 23 23



Comentários