Pesquisa sobre biodiversidade de macroinvertebrados é realizada no PEPF

Imagem: Renata Souto.
A pesquisadora Dra. Renata de Moura Guimarães Souto, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação do Prof. Dr. Giuliano Buzá Jacobucci, realizou estudos no PEPF sobre: Padrões de biodiversidade de macroinvertebrados bentônicos em riachos sob diferentes pressões ambientais em ecossistemas de Cerrado.







Os macroinvertebrados bentônicos são compostos por organismos que habitam substratos de fundo (sedimentos, pedras, folhiço, macrófitas, dentre outros) em ambientes de água doce por pelo menos um período do seu ciclo de vida. São maiores que 0,5 mm e incluem larvas de insetos, anelídeos, oligoquetas, crustáceos e moluscos, sendo que em geral as larvas de insetos tendem a ser o grupo mais abundante (Rosenberg; Resh, 1993).
Por refletirem mudanças ambientais, os insetos aquáticos e outros invertebrados bentônicos são os organismos mais amplamente utilizados no biomonitoramento do impacto humano nas águas doces e podem fornecer informações confiáveis sobre a qualidade da água (Bonadaet al., 2006). Um possível fenômeno que pode vir a ocorrer em ecossistemas alterados é a perda de espécies e mudanças na abundância das mesmas, com reduções na diversidade local.
Nesse sentido a presente pesquisa tem como objetivos descrever e entender os padrões de diversidade de macroinvertebrados bentônicos de ecossistemas aquáticos do Cerrado e avaliar os impactos antrópicos (impactos estes decorrentes das mudanças no uso do solo) sobre estas comunidades.


Coleta em campo.
Foto: Vanessa Martins.

Pesquisadora Renata em pesquisa de campo.
Foto: Vanessa Martins.




Referências Bibliográficas:

Bonada N, Prat N, Resh Vh and Statzner B. 2006. Developments in aquatic insect biomonitoring: A Comparative Analysis of Recent Approaches. Annu Rev Entomol 51: 495-523.

Rosenberg, D.M. & V.H. Resh. 1993. Introduction to freshwater biomonitoring and benthic macroinvertebrates, p.1-9. In D.M. Rosenberg & V.H. Resh (eds.), Freshwater biomonitoring and benthic macroinvertebrates. Chapman & Hall, New York, 488p.

Comentários

Postar um comentário