Curso de Operação e Manutenção de Motosserra

Participantes do Curso
Foto: Isabelle Damasceno
Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, os funcionários do Parque Estadual do Pau Furado juntamente com os funcionários da Floresta do Lobo, fizeram o Curso de Operação e Manutenção de Motosserra, ministrado por Ascânio Maria de Oliveira, do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)




"A motosserra é uma máquina que oferece alto rendimento operacional quando utilizada corretamente. Também é uma máquina muito perigosa, por isso, antes de comprá-la, é preciso conhecer o que diz a lei sobre segurança e saúde no trabalho, que determina o treinamento obrigatório para operadores de motosserra. O seu uso inadequado pode provocar acidentes graves e danos à saúde.

Além disso, antes da compra, também é preciso conhecer a legislação ambiental e os procedimentos para o registro de porte de motosserra, que é feito no IBAMA [ou IEF].

Seguindo o que diz a lei e utilizando a máquina corretamente, o produtor rural poderá obter a madeira necessária para fazer construções e cercas a custos menores." (MORAES, A. B.; SENAR, 2011)

Curso motosserra
Fotos: Isabelle Damasceno

Para mais informações sobre o registro de motosserra, motopodas e similares, acesse o site do IEF:

- Registro Inicial, Renovações e Isenções:

Registro de motosserra e trator:


Texto por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental.

Comentários