Biblioteca

Apresentação


Getty Images
Aqui você poderá encontrar obras completas para download relacionadas ao meio ambiente e ao Parque Estadual do Pau Furado. O formato dos arquivos é o PDF (Portable Document Format), para visualizar você precisa de um leitor PDF caso não tenha, baixe neste link.

Se houver alguma dúvida para baixar os arquivos, ou sugestão de publicação escreva para o nosso e-mail: pepf@meioambiente.mg.gov.br



Parque Estadual do Pau Furado


O manejo de uma Unidade de Conservação implica em elaborar e compreender o conjunto de ações necessárias para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais em qualquer atividade no interior e em áreas do entorno dela de modo a conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos com a conservação da biodiversidade. O Plano de Manejo é elaborado sob um enfoque multidisciplinar, com características particulares diante de cada objeto específico de estudo. A seguir você pode ter acesso ao Plano de Manejo e outros documentos relacionado ao Parque Estadual do Pau Furado:

  • Plano de Manejo completo do PEPF, baixe aqui  (88.5 MB);
  • Caderno de mapas completo do PEPF, baixe aqui  (256.1 MB);
  • Publicação no Diário Oficial de MG da aprovação do Plano de Manejo do PEPF, baixe aqui  (255 kB).


Inventário Florestal de Minas Gerais


O Inventário Florestal de Minas Gerais é um conjunto de ações com o objetivo de avaliar e mapear os fragmentos florestais do Estado. Aqui você encontra todas as publicações produzidas a partir dos resultados gerados pelo Inventário de Minas, elaborado em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Clique aqui para baixá-las .

Fonte: http://www.inventarioflorestal.mg.gov.br/




"Sorriso do Cerrado", Monumento Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio

Caso você não conheça, veja esse vídeo produzido pela equipe do Monumento Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, é fantástico e mostra toda a beleza de um lugar pouco conhecido pelos mineiros. É uma produção da própria equipe do Monumento Natural. O arquivo para download é um formato ISO e pode ser diretamente gravado em um DVD comum, e pode ser reproduzido em qualquer aparelho DVD. Os créditos desta produção você pode ver neste link.






ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico de Minas Gerais


Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), é um instrumento de planejamento do uso do solo e gestão ambiental que consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características de cada uma delas, visando o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes. o ZEE-MG foi elaborado também em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

A seguir você pode baixar as principais cartas temáticas:





Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil - versão 2010


Lançado em 2010, o Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil é um trabalho inovador e contou com a atuação de mais de 400 taxonomistas. Um projeto coordenado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, atualiza a única compilação que existia sobre o assunto: a Flora brasiliensis, dos naturalistas alemães Carl Friedrich von Martius (1794-1868), August Wilhelm Eichler (1839-1887) e Ignatz Urban (1848-1931). Dividida em quarenta volumes e publicada entre 1840 e 1906, a obra é uma referência – mas já estava defasada em mais de cem anos.

  • Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil - Volume 01.  Clique aqui para baixar  (10.2 MB);
  • Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil - Volume 02.  Clique aqui para baixar  (7.8MB).

Você pode consultar também o sistema on-line: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/



MG.BIOTA


O ‘MG.BIOTA’ é um boletim de divulgação científica publicado bimestralmente pelo Instituto Estadual de Florestas e busca divulgar o conhecimento da biodiversidade mineira.

Tem como objetivo propagar a necessidade de manutenção das áreas que servem de abrigo para o grande número de organismos vivos encontrados em Minas Gerais, muitos dos quais ameaçados de extinção e outros, ainda, desconhecidos pela ciência. A publicação tem distribuição gratuita e disponibiliza informações sobre pesquisas científicas realizadas, principalmente, nas unidades de conservação de Minas Gerais.

Clique aqui para baixar .

Fonte: http://www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/mg-biota




Estudos Sobre A Viabilidade de Manutenção do Parque Estadual do Rio Corrente Como Unidade de Conservação de Proteção Integral, na Categoria Parque Estadual


O Parque Estadual do Rio Corrente – PERC, criado pelo Decreto n° 40168, está, em sua totalidade, localizado no município de Açucena-MG. Com uma área de 5.065 ha, destaca-se por estar inserido no domínio do bioma da Mata Atlântica, apresentando-se como um dos mais importantes remanescentes florestais nativos na região do médio Rio Doce. O presente estudo objetiva, principalmente, demonstrar a importância da Unidade em questão para a sobrevivência da flora e fauna regional, para o equilíbrio e conservação do bioma Mata Atlântica, tão severamente degradado no médio rio doce, para a manutenção de corpos hídricos de relevância regional, estadual e interestadual, como o Rio Doce, bem como a viabilidade de recuperação e regeneração das áreas que sofreram maiores pressões e encontra-se em diferentes estágios de degradação. Veja a reportagem de 15 anos do PERC.

Clique aqui para baixar .



Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade - PEPB



Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade que é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do Instituto Estadual de Florestas. O Plano será construído em três fases sendo que, na primeira, pretende-se traçar um panorama da biodiversidade do Estado, na segunda, intenciona-se levantar as questões transversais, desafios e oportunidades e, na terceira, elaborar Diretrizes para a conservação da biodiversidade com o envolvimento dos diversos setores da sociedade.

Visão Geral do PEPB
  • Apresentação do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade de Minas Gerais. Clique aqui para baixar .(1,7Mb)
  • "Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais - 1ª Atualização". Clique aqui para baixar  (6.79MB)

Produto parcial do PEPB



Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais – volume I Mastofauna


Elaborado pela Gerência de Proteção à Fauna, Flora e Bioprospecção do Instituto Estadual de Florestas com a compilação dos dados das diversas fontes disponíveis, como publicações científicas, planos de manejo, planos de ação, livro vermelho de espécies ameaçadas de extinção e relatórios técnicos, processadas no software ArcGis, que resultou em um interessante ponto de partida sobre a distribuição das espécies no Estado.

  • Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais –Volume 1 Mastofauna - PARTE 1. Clique aqui para baixar 

  • Atlas da Fauna em Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais –Volume 1 Mastofauna - PARTE 2. Clique aqui para baixar 




Resoluções CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) 1984-2012


O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA é o órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo do Sistema Nacional de Meio Ambiente − SISNAMA. Foi criado pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente. 

Livros com todas as Resoluções CONAMA até 2012.
Clique aqui para baixar 





Notas Técnicas do Instituto Estadual de Florestas


Programa de Fomento Ambiental - IEF. Autores: Carlos Jose Andrade Silveira e André Naves Coelho. Revisado por Maria das Graças de Barros Rocha. 

Proposta para plantio de pequizeiros - Caryocar brasiliense . Autores: Célio Valle , J. Medina, D. Rocha, R. Novais, F. Faria. e W. Campos.
Clique aqui para baixar 

Realização de pesquisas científicas em Unidades de Conservação Estaduais. Orientações para realização da pesquisa, clique aqui para baixar . Maiores detalhes e informações em: (31) 3915-1327 e (31) 3915-1325, e-mail: pesquisa.gprop@meioambiente.mg.gov.br



Boletins Projetos e Pesquisas em UCs Estaduais


Informativo 1 - Janeiro de 2011 ( 288 kB)

Informativo 2 - Fevereiro de 2011 (293 kB)

Informativo 3 - Março de 2011 (213 kB)

Informativo 4 - Abril de 2011 (213 kB)

Informativo 5 - Junho de 2011 (581 kB)

Informativo 6 - Agosto de 2011 (412 kB)

Informativo 7 - Novembro de 2011 (3.79 MB)

Informativo 8 - Dezembro de 2011 (1,61 MB)

Informativo 9 - Janeiro de 2012 ( 595kB)

Informativo 10 - Março de 2012 (1.3MB)

Informativo 11 - Maio de 2012 (1MB)

Informativo 12 - Julho de 2012 (2,7MB)

Informativo 13 - Setembro de 2012 (1.6MB)

Informativo 14 - Novembro de 2012 (3.7 MB)

Informativo 15 - Janeiro de 2013 (1.15 MB)




Revista Eletrônica das Unidades de Conservação de Minas Gerais


Revista Eletrônica das Unidades de Conservação de Minas Gerais, a publicação reúne o material produzido pelas próprias equipes das unidades de conservação. Veja as edições disponíveis:

  • n.01 destaque para: Parque Estadual Serra do Intendente, Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Parque Estadual dos Campos Altos, Parque Estadual do Ibitipoca, Área de Proteção Ambiental da Água das Vertentes, Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio, Parque Estadual do Serra Verde e Parque Estadual Sumidouro. Clique aqui para visualizar ;






Nenhum comentário:

Postar um comentário