Oficina de Planejamento e Implementação de Trilhas de MTB em Unidades de Conservação

Participantes da Oficina
Foto: Arquivo PEPF
No início deste mês o Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) teve a oportunidade de participar da "Oficina de Planejamento e Implementação de Trilhas de Mountain Bike", ministrada por representantes Norte-Americanos da Internacional Mountain Bicycling Association (IMBA) e do United State Forest Service. A oficina foi organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).



A oficina aconteceu nos dias 01 a 04 de Agosto, na Floresta Nacional (Flona) de Brasília. Estavam presentes, além da comissão organizadora, vários representantes das Unidades de Conservação Nacionais, além de alguns ciclistas que utilizam e estão ajudando na construção de trilhas sustentáveis dentro da Flona de Brasília.

Garret - Aula Teórica
Foto: Isabelle Damasceno
No primeiro dia da oficina (01/08) foi apresentado pelos instrutores Chris Orr e Garret Villanueva o panorama de trilhas sustentáveis dos EUA, mostrando a quantidade de trilhas implementadas, sendo mais de 40 mil km; e como eles trabalham com parcerias, primeiramente com a comunidade local e depois com empresas e associações interessadas em colaborar. O trabalho deles é a médio e longo prazo e exige muita vistoria, trabalhos de campo, fazer e refazer o planejamento, buscando assim trilhas que durem de 5 a 10 anos, com pouca manutenção.

Chris - Aula de Campo
Foto: Isabelle Damasceno

No segundo dia (02/08) foi falado sobre o gerenciamento dos conflitos de uso. Seja de bicicleta, a pé, a cavalo, de moto ou de carro é preciso criar uma cultura de compartilhamento de trilhas, de forma que os usuários saibam quais são os usos permitidos naquele trecho e respeite os seus usuários. Fomentar que as trilhas sejam sustentáveis e desenvolvidas pelos seus diferentes usuários é bom não só para o meio ambiente, mas atrai novos visitantes, que gerarão benefícios econômicos para a região.


No dia 03/08, foi falado das parcerias que podem ser firmadas para a construção das trilhas sustentáveis. A primeira etapa é identificar as necessidades; depois desenvolver um planejamento, juntamente com os atores socioeconômicos; e, por fim, definir prioridades,  para iniciar o trabalho de implementação de trilhas de forma gradual e efetiva. Neste dia fizemos um campo  na Flona, para identificar quais seriam os problemas encontrados nas trilhas e suas possíveis soluções.

Usuários da Flona ouvidos durante a Oficina
Foto: Isabelle Damasceno
No último dia (04/08), percorremos algumas trilhas de bike, destinadas aos ciclistas, para que assim pudéssemos identificar quais seriam as intervenções necessárias. Com esta prática ficou ainda mais evidente as necessidades de alteração das trilhas, para que as mesmas possam proporcionar prazer e segurança aos usuários, além de garantir que elas sejam ambientalmente corretas e duradouras.

Ponte construída pelos ciclistas usuários da Flona 
OBS.: em uma Floresta Nacional é permitido o uso sustentável dos produtos e subprodutos da natureza
Vídeo por: Isabelle Damasceno

Certificado de Participação
Foto: Arquivo PEPF


Veja todas as fotos da Oficina aqui.

Texto por: Isabelle Damasceno, Monitora Ambiental do PEPF.


Comentários